Sob o cenário global atual da pandemia de Covid-19, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) realiza durante os dias de 1 a 5 de junho de modo virtual a WEBNAR - XV Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos. A cada dia há uma temática diferente a ser abordada, entre palestras e rodas de conversas, no qual enfoca-se na maior compreensão acerca das causas e consequências socioambientais da atual pandemia, tanto no nível local, quanto global.
Nesta terça-feira (2) realizou-se a roda de conversa com tema "As contribuições da APA da Baleia Franca para o desenvolvimento territorial e os cenários pós pandemia", composto pelo mediador Carlyle Torres Bezerra de Menezes (UNESC - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS) e palestrantes conselheiros da APABF: Maria Elizabeth da Rocha (Agenda 21 de Ibiraquera e conselheira honorária do Conselho Gestor da APA da Baleia Franca), Renê Birochi (UFSC - Programa de Pós-Graduação em Administração), Rodrigo Rodrigues de Freitas (UNISUL - PPG em Ciências Ambientais - Coordenador do Grupo de Pesquisa em Gestão dos Recursos de Uso Comum- GRUC), Ademar Alaricio do Espírito Santo (AMOPRAM Associação comunitária da praia de Naufragados) e Maria Aparecida Ferreira (CCI - Conselho comunitário de Ibiraquera, Imbituba).
Todos os palestrantes participaram ativamente, transmitindo seus conhecimentos e experiências de modo construtivo e impactante. Em sua participação, o coordenador do GRUC UNISUL indagou sobre a importância da preservação ambiental, com exemplificação da Amazônia e o impacto do desmatamento nas secas presenciadas na atualidade. Diante das abordagens, compreendeu-se a importância da integração participativa da comunidade na gestão e construção de uma área de conservação e na necessidade de preservação ambiental na perpetuação do recurso de uso comum.
Comments
Post a Comment