Skip to main content

Participação do NUPEC-Bio na Rede Marangatu

Rede de Ciência Cidadã para Governança Territorial e Promoção de Políticas de Preservação e Valorização da Sociobiodiversidade Costeira Marinha

Trata-se de um projeto financiado pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) da Agência Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CNPq) com o objetivo de formar redes de pesquisa nacionais e internacionais. O projeto é liderado pelo Observatório dos Territórios Saudáveis ​​e Sustentáveis ​​da Bocaina, plataforma de interação entre sociedade civil, movimentos sociais e academia localizada no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. Essa organização e outras da Amazônia ao sudeste e sul do Brasil formaram a Rede Marangatu, que na língua guarani significa “mãe das águas ou seres do mar”. Todo este projeto está relacionado com as dimensões culturais da biodiversidade, com a valorização dos conhecimentos tradicionais, com a forma como podem ser gerados mecanismos de proteção das dimensões culturais da biodiversidade e contribuir para a sua monitorização.

Os objetivos gerais da proposta visam apoiar a gestão ambiental territorial integrada do espaço continental e marinho, contribuindo para a conservação da biodiversidade.
O projeto associado no sul de Santa Catarina, intitulado:
"Conservação da Biodiversidade por Comunidades Tradicionais Costeira e Marinha: Tecendo Identidades Territoriais

Possui como objetivo geral fortalecer as identidades das comunidades e povos tradicionais (guaranis, descendentes de açorianos e de quilombolas) por meio da visibilidade das suas práticas e conhecimentos sobre a biodiversidade, com vistas à criação de políticas públicas estratégicas para a conservação em seus territórios. O estudo é distribuido em três áreas:

Entre alguns dos benefícios e impactos esperados, estão:
  • Registro das espécies da biodiversidade na plataforma SiBBr;
  • Criação do Fórum de Comunidades Tradicionais;
  • Definição de diretrizes de gestão e  fortalecimento do território – Plano de Gestão;
  • Identificação e registro de espécies da biodiversidade na cultura de cada povo;
  • Registro e visibilidade de técnicas e receitas culinárias;
  • Lista de produtos da biodiversidade comercializados e de canais de divulgação;
  • Fortalecimento Institucional para defesa dos territórios tradicionais e participação em políticas públicas;
  • Definição de canais de comercialização dos produtos;
  • Produção de materiais educativos alinhados com a cultura local;
  • Formação do Grupo Sentinelas de ciência cidadã;
  • Formação do Grupo de Guardiões Mirins em Ibiraquera, Imbituba, SC;
  • Análises do processo educativo e da aprendizagem social nas comunidades tradicionais e nas escolas;
Para mais informações, acesso as matérias realizadas clicando nas imagens: 

Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina


Universidad de Los Lagos



Comments

Popular posts from this blog

Anúncio: Nova Identidade e Atualizações

É com entusiasmo que anunciamos uma atualização significativa em nosso grupo de pesquisa. Anteriormente denominado "Grupo de Pesquisa em Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum" (GRUC), atualmente se apresenta como "Núcleo de Pesquisa em Educação e Conservação da Biodiversidade" (NUPECBio) . Além disso, estamos lançando nosso perfil no Instagram e migrando nosso canal no YouTube para refletir nossa nova identidade. Você pode nos encontrar no Instagram  clicando aqui e conferir nosso canal no YouTube clicando aqui . Por fim, apresentamos nossa nova logo, que reflete a mudança para uma nova etapa no NUPECBio! Design: Lara da Silva

Está disponível a sétima edição do boletim do PAN Lagoas do Sul

O Boletim Lagoando , é um produto do  Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Sistemas Lacustres e Lagunares do Sul do Brasil , publicado periodicamente, no qual se apresentam os resultados e atividades realizadas. Dos conteúdos apresentados na sua sétima edição, encontra-se "As contribuições da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca para o desenvolvimento territorial e os cenários pós pandemia", tema abordado  em evento realizado  pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), com participação de membros do GRUC, como o coordenador do grupo, Rodrigo Rodrigues de Freitas. Para conferir o  7º Boletim  Lagoando,  basta clicar na imagem abaixo . Para ler as edições anteriores, acesse a pagina de Extensão do Pan Lagoas do Sul.