Trata-se do Projeto Sentinelas Comunitárias, que busca que moradores de diferentes territórios colaborem de forma participativa no monitoramento de diversas dimensões que permitam um melhor cuidado e aproveitamento dessas áreas.
O Laboratório de Ciência Cidadã da Universidade de Los Lagos foi a origem do Projeto Sentinelas Comunitárias, dirigido pelo Acadêmico do Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (CEDER), Dr. Francisco Araos, laboratório criado em o ano de 2020, cujo objetivo central é gerar iniciativas de ciência cidadã, como forma de fazer pesquisa colaborativa, trabalhando em conjunto com as comunidades para responder, por meio dessas investigações, a problemas que as pessoas ou territórios tenham, usando metodologias participativas e colaborativas.
Cronograma das atividades realizadas.
A isso se soma um projeto de colaboração internacional dos sentinelas com a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e a organização de pescadores do Cabo do Farol de Santa Marta, em Santa Catarina, que visitaram a região de Los Lagos, promovendo essa metodologia no Brasil.
Entre as atividades promovidas aconteceram encontros em escolas de ensino fundamental e médio, na própria universidade no centro de pós-graduação, além de rodas de conversa com representantes das comunidades de pescadores artesanais e do povo indígena Mapuche.
Clicando na imagem você acessa ao vídeo produzido pela Universidad de Los Lagos acerca do intercâmbio realizado.
Acesse também a materia realizada no Diario Sustentable.
Comments
Post a Comment