Skip to main content

Ciência Cidadã para Comunidades Tradicionais na Adaptação às Mudanças Climáticas projeto executado em parceria ao GRUC

Para acessar ao site do projeto, clique na imagem a cima.

O projeto “Ciência cidadã para comunidades tradicionais do litoral na adaptação às mudanças climáticas” busca engajar as comunidades tradicionais e locais na região costeira do Brasil para compartilhar suas histórias e memórias sobre os impactos e adaptação às mudanças climáticas globais. Por meio de uma abordagem de ciência cidadã participativa, propomos o uso de plataformas e aplicativos digitais para coletar e amplificar as vozes de comunidades tradicionais costeiras em distintos contextos sociais e geográficos do Brasil.

Esperamos que através do envolvimento entre Universidades e Instituições de Pesquisas junto as comunidades tradicionais e locais se crie uma sinergia para construir e fortalecer uma rede brasileira de observação sobre os impactos e adaptação as mudanças climáticas.

O projeto teve sua aplicação entre os anos de 2021 e 2022.

Flyer do Projeto - Entregue nas comunidades tradicionais participantes ao longo do Brasil.

Mapa da distribuição dos pesquisadores e comunitários pelo Brasil.

O principal objetivo é mobilizar e engajar as comunidades tradicionais costeiras do Brasil para compartilharem suas histórias e memórias sobre os impactos e adaptação às mudanças climáticas e ambientais. Por meio de uma abordagem de ciência cidadã participativa, propomos o uso de plataformas e aplicativos digitais que buscam apoiar e amplificar as vozes das comunidades tradicionais costeiras em diferentes contextos brasileiros.

Desta forma, foi-se desenvolvido um Mapa de Histórias (Story Maps), onde é possível visualizar as comunidades abordadas e aspectos mais aprofundados de suas caraterísticas particulares.

No Youtube é possível encontrar muito conteúdo referente a rodas de diálogo sobre ciência cidadã, comunidades tradicionais e mudanças climáticas.

Este foi um dos projetos premiados no Challenge Prize desenvolvido durante o workshop:

Formado a partir do projeto executado, o Grupo de Pesquisa em Ciência Cidadã, Adaptação as Mudanças Climáticas e Abordagens Participativas conta com a participação de acadêmicos de diferentes partes do Brasil e do Chile, assim como comunitários engajados.

O grupo possui como iniciativas os diálogos entre ações participativas, conhecimento tradicional e local, adaptação às mudanças climáticas - da colaboração com QES Climate Justice (York University), Laboratorio de Ciencia Ciudadana (LabC-Ulagos) e Cemaden, assim como a promoção de ciência participativa - iniciativa da RICAP - Red Iberoamericana de Ciencia Participativa, e a utilização do SIG Participativo - iniciativa em colaboração com o Comunidades Vivas. Para acesso ao site do grupo, basta clicar na imagem.




Comments

Popular posts from this blog

Participação do NUPEC-Bio na Rede Marangatu

Rede de Ciência Cidadã para Governança Territorial e Promoção de Políticas de Preservação e Valorização da Sociobiodiversidade Costeira Marinha

Anúncio: Nova Identidade e Atualizações

É com entusiasmo que anunciamos uma atualização significativa em nosso grupo de pesquisa. Anteriormente denominado "Grupo de Pesquisa em Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum" (GRUC), atualmente se apresenta como "Núcleo de Pesquisa em Educação e Conservação da Biodiversidade" (NUPECBio) . Além disso, estamos lançando nosso perfil no Instagram e migrando nosso canal no YouTube para refletir nossa nova identidade. Você pode nos encontrar no Instagram  clicando aqui e conferir nosso canal no YouTube clicando aqui . Por fim, apresentamos nossa nova logo, que reflete a mudança para uma nova etapa no NUPECBio! Design: Lara da Silva

Está disponível a sétima edição do boletim do PAN Lagoas do Sul

O Boletim Lagoando , é um produto do  Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Sistemas Lacustres e Lagunares do Sul do Brasil , publicado periodicamente, no qual se apresentam os resultados e atividades realizadas. Dos conteúdos apresentados na sua sétima edição, encontra-se "As contribuições da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca para o desenvolvimento territorial e os cenários pós pandemia", tema abordado  em evento realizado  pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), com participação de membros do GRUC, como o coordenador do grupo, Rodrigo Rodrigues de Freitas. Para conferir o  7º Boletim  Lagoando,  basta clicar na imagem abaixo . Para ler as edições anteriores, acesse a pagina de Extensão do Pan Lagoas do Sul.