Ciência Cidadã para Comunidades Tradicionais na Adaptação às Mudanças Climáticas projeto executado em parceria ao GRUC
Para acessar ao site do projeto, clique na imagem a cima.
O projeto “Ciência cidadã para comunidades tradicionais do litoral na adaptação às mudanças climáticas” busca engajar as comunidades tradicionais e locais na região costeira do Brasil para compartilhar suas histórias e memórias sobre os impactos e adaptação às mudanças climáticas globais. Por meio de uma abordagem de ciência cidadã participativa, propomos o uso de plataformas e aplicativos digitais para coletar e amplificar as vozes de comunidades tradicionais costeiras em distintos contextos sociais e geográficos do Brasil.
Esperamos que através do envolvimento entre Universidades e Instituições de Pesquisas junto as comunidades tradicionais e locais se crie uma sinergia para construir e fortalecer uma rede brasileira de observação sobre os impactos e adaptação as mudanças climáticas.
O projeto teve sua aplicação entre os anos de 2021 e 2022.
Flyer do Projeto - Entregue nas comunidades tradicionais participantes ao longo do Brasil.
Mapa da distribuição dos pesquisadores e comunitários pelo Brasil.
O principal objetivo é mobilizar e engajar as comunidades tradicionais costeiras do Brasil para compartilharem suas histórias e memórias sobre os impactos e adaptação às mudanças climáticas e ambientais. Por meio de uma abordagem de ciência cidadã participativa, propomos o uso de plataformas e aplicativos digitais que buscam apoiar e amplificar as vozes das comunidades tradicionais costeiras em diferentes contextos brasileiros.
Desta forma, foi-se desenvolvido um Mapa de Histórias (Story Maps), onde é possível visualizar as comunidades abordadas e aspectos mais aprofundados de suas caraterísticas particulares.
No Youtube é possível encontrar muito conteúdo referente a rodas de diálogo sobre ciência cidadã, comunidades tradicionais e mudanças climáticas.
Este foi um dos projetos premiados no Challenge Prize desenvolvido durante o workshop:
Este foi um dos projetos premiados no Challenge Prize desenvolvido durante o workshop:
Formado a partir do projeto executado, o Grupo de Pesquisa em Ciência Cidadã, Adaptação as Mudanças Climáticas e Abordagens Participativas conta com a participação de acadêmicos de diferentes partes do Brasil e do Chile, assim como comunitários engajados.
O grupo possui como iniciativas os diálogos entre ações participativas, conhecimento tradicional e local, adaptação às mudanças climáticas - da colaboração com QES Climate Justice (York University), Laboratorio de Ciencia Ciudadana (LabC-Ulagos) e Cemaden, assim como a promoção de ciência participativa - iniciativa da RICAP - Red Iberoamericana de Ciencia Participativa, e a utilização do SIG Participativo - iniciativa em colaboração com o Comunidades Vivas. Para acesso ao site do grupo, basta clicar na imagem.
Comments
Post a Comment