Skip to main content

Ciência Cidadã para Comunidades Tradicionais na Adaptação às Mudanças Climáticas projeto executado em parceria ao GRUC

Para acessar ao site do projeto, clique na imagem a cima.

O projeto “Ciência cidadã para comunidades tradicionais do litoral na adaptação às mudanças climáticas” busca engajar as comunidades tradicionais e locais na região costeira do Brasil para compartilhar suas histórias e memórias sobre os impactos e adaptação às mudanças climáticas globais. Por meio de uma abordagem de ciência cidadã participativa, propomos o uso de plataformas e aplicativos digitais para coletar e amplificar as vozes de comunidades tradicionais costeiras em distintos contextos sociais e geográficos do Brasil.

Esperamos que através do envolvimento entre Universidades e Instituições de Pesquisas junto as comunidades tradicionais e locais se crie uma sinergia para construir e fortalecer uma rede brasileira de observação sobre os impactos e adaptação as mudanças climáticas.

O projeto teve sua aplicação entre os anos de 2021 e 2022.

Flyer do Projeto - Entregue nas comunidades tradicionais participantes ao longo do Brasil.

Mapa da distribuição dos pesquisadores e comunitários pelo Brasil.

O principal objetivo é mobilizar e engajar as comunidades tradicionais costeiras do Brasil para compartilharem suas histórias e memórias sobre os impactos e adaptação às mudanças climáticas e ambientais. Por meio de uma abordagem de ciência cidadã participativa, propomos o uso de plataformas e aplicativos digitais que buscam apoiar e amplificar as vozes das comunidades tradicionais costeiras em diferentes contextos brasileiros.

Desta forma, foi-se desenvolvido um Mapa de Histórias (Story Maps), onde é possível visualizar as comunidades abordadas e aspectos mais aprofundados de suas caraterísticas particulares.

No Youtube é possível encontrar muito conteúdo referente a rodas de diálogo sobre ciência cidadã, comunidades tradicionais e mudanças climáticas.

Este foi um dos projetos premiados no Challenge Prize desenvolvido durante o workshop:

Formado a partir do projeto executado, o Grupo de Pesquisa em Ciência Cidadã, Adaptação as Mudanças Climáticas e Abordagens Participativas conta com a participação de acadêmicos de diferentes partes do Brasil e do Chile, assim como comunitários engajados.

O grupo possui como iniciativas os diálogos entre ações participativas, conhecimento tradicional e local, adaptação às mudanças climáticas - da colaboração com QES Climate Justice (York University), Laboratorio de Ciencia Ciudadana (LabC-Ulagos) e Cemaden, assim como a promoção de ciência participativa - iniciativa da RICAP - Red Iberoamericana de Ciencia Participativa, e a utilização do SIG Participativo - iniciativa em colaboração com o Comunidades Vivas. Para acesso ao site do grupo, basta clicar na imagem.




Comments

Popular posts from this blog

Projeto de Educação Ambiental - Projeto RUMO

De 2021 a 2022, membros do GRUC participaram do Projeto de Educação Ambiental (PEA) Projeto RUMO. O RUMO – Resiliência e União para um Mar Ordenado busca produzir informações sobre o uso da zona marítima e espaço costeiro da Foz do Rio Itajaí-Açu e, assim, contribuir para a qualificação da discussão sobre um processo de ordenamento da região. O Projeto possui três Linhas de Pesquisa: o Diagnóstico Regional de Conflitos, a Pesquisa de Tráfego de Embarcações e a Pesquisa Audiovisual. Todas elas procuram entender as relações entre esses atores, os conflitos e as alianças existentes, e colaborar para um projeto de futuro que pense o compartilhamento do mar e da região. A participação do grupo de pesquisa se deu mais especificamente na linha de pesquisa Diagnóstico Regional de Conflitos, que tem como principal objetivo identificar e entender as relações entre os setores presentes na Foz do Rio Itajaí-Açu, assim como os conflitos e as alianças decorrentes dos diferentes usos do mesmo espaço....

Participação do NUPEC-Bio na Rede Marangatu

Rede de Ciência Cidadã para Governança Territorial e Promoção de Políticas de Preservação e Valorização da Sociobiodiversidade Costeira Marinha

GRUC faz parte de intemcâmbio acadêmico entre Brasil e Chile

Trata-se do Projeto Sentinelas Comunitárias, que busca que moradores de diferentes territórios colaborem de forma participativa no monitoramento de diversas dimensões que permitam um melhor cuidado e aproveitamento dessas áreas. O Laboratório de Ciência Cidadã da Universidade de Los Lagos foi a origem do Projeto Sentinelas Comunitárias, dirigido pelo Acadêmico do Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (CEDER), Dr. Francisco Araos, laboratório criado em o ano de 2020, cujo objetivo central é gerar iniciativas de ciência cidadã, como forma de fazer pesquisa colaborativa, trabalhando em conjunto com as comunidades para responder, por meio dessas investigações, a problemas que as pessoas ou territórios tenham, usando metodologias participativas e colaborativas. Cronograma das atividades realizadas. A isso se soma um projeto de colaboração internacional dos sentinelas com a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e a organização de pescadores do Cabo do Fa...