Skip to main content

Projeto "Sentinelas Comunitárias" parceria entre Brasil e Chile tem participação do GRUC

O Projeto liderado pela Universidade de Los Lagos é financiado pela Organização Interamericana de Educação Superior (OUI-IOEH) das Nações Unidas, e tem como contrapartida a Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL no Brasil e a Associação das Comunidades Mapuche Huilliche de Carelmapu.


No âmbito do projeto “Centinelas Comunitarios: ciencia ciudadana para el monitoreo socioambiental participativo de zonas costeras en Chile y Brasil”, foi realizada uma visita com pescadores artesanais de Carelmapu do Sul do Chile, na Área de Proteção da Baleia Franca (APA), em dezembro de 2022.

O intercambio ocorreu em uma semana, na qual os pescadores chilenos em conjunto com o antropólogo Dr. Francisco Araos, conheceram a comunidade do Farol de Santa Marta. Na ocasião os pescadores artesanais compareceram à uma reunião, abordando a realidade de cada comunidade e vivencia na pesca de cada pais, permitindo assim, uma valiosa troca de saberes originários.

Os sentinelas de Carelmapu José Molina Hueichán e Darlis Vargas, na viagem técnica ao Brasil.

Um dos objetivos desse projeto socioambiental é implementar o programa de Sentinelas Comunitários em comunidades aqui do Brasil, buscando aumentar o protagonismo dessas comunidades de pesca artesanal e fortalecer a identidade como povo tradicional.

O intercambio foi financiado pela Organização Universitária Interamericana (OUI), que visa promover a extensão dos Sentinelas Comunitários para o Brasil. O projeto é uma parceria entre a UNISUL, a Universidad de Los Lagos, a Associação dos Pescadores Artesanais do Cabo de Santa Marta Grande (APAFa) e a Asociación de Comunidades Mapuche Huilliche de Carelmapu.


Para ler a matéria na íntegra acesse o site da Universidad de Los Lagos, clicando na imagem.














Comments

Popular posts from this blog

Participação do NUPEC-Bio na Rede Marangatu

Rede de Ciência Cidadã para Governança Territorial e Promoção de Políticas de Preservação e Valorização da Sociobiodiversidade Costeira Marinha

Anúncio: Nova Identidade e Atualizações

É com entusiasmo que anunciamos uma atualização significativa em nosso grupo de pesquisa. Anteriormente denominado "Grupo de Pesquisa em Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum" (GRUC), atualmente se apresenta como "Núcleo de Pesquisa em Educação e Conservação da Biodiversidade" (NUPECBio) . Além disso, estamos lançando nosso perfil no Instagram e migrando nosso canal no YouTube para refletir nossa nova identidade. Você pode nos encontrar no Instagram  clicando aqui e conferir nosso canal no YouTube clicando aqui . Por fim, apresentamos nossa nova logo, que reflete a mudança para uma nova etapa no NUPECBio! Design: Lara da Silva

Está disponível a sétima edição do boletim do PAN Lagoas do Sul

O Boletim Lagoando , é um produto do  Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Sistemas Lacustres e Lagunares do Sul do Brasil , publicado periodicamente, no qual se apresentam os resultados e atividades realizadas. Dos conteúdos apresentados na sua sétima edição, encontra-se "As contribuições da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca para o desenvolvimento territorial e os cenários pós pandemia", tema abordado  em evento realizado  pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), com participação de membros do GRUC, como o coordenador do grupo, Rodrigo Rodrigues de Freitas. Para conferir o  7º Boletim  Lagoando,  basta clicar na imagem abaixo . Para ler as edições anteriores, acesse a pagina de Extensão do Pan Lagoas do Sul.