O Projeto liderado pela Universidade de Los Lagos é financiado pela Organização Interamericana de Educação Superior (OUI-IOEH) das Nações Unidas, e tem como contrapartida a Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL no Brasil e a Associação das Comunidades Mapuche Huilliche de Carelmapu.
No âmbito do projeto “Centinelas Comunitarios: ciencia ciudadana para el monitoreo socioambiental participativo de zonas costeras en Chile y Brasil”, foi realizada uma visita com pescadores artesanais de Carelmapu do Sul do Chile, na Área de Proteção da Baleia Franca (APA), em dezembro de 2022.
O intercambio ocorreu em uma semana, na qual os pescadores chilenos em conjunto com o antropólogo Dr. Francisco Araos, conheceram a comunidade do Farol de Santa Marta. Na ocasião os pescadores artesanais compareceram à uma reunião, abordando a realidade de cada comunidade e vivencia na pesca de cada pais, permitindo assim, uma valiosa troca de saberes originários.
Os sentinelas de Carelmapu José Molina Hueichán e Darlis Vargas, na viagem técnica ao Brasil.
Um dos objetivos desse projeto socioambiental é implementar o programa de Sentinelas Comunitários em comunidades aqui do Brasil, buscando aumentar o protagonismo dessas comunidades de pesca artesanal e fortalecer a identidade como povo tradicional.
O intercambio foi financiado pela Organização Universitária Interamericana (OUI), que visa promover a extensão dos Sentinelas Comunitários para o Brasil. O projeto é uma parceria entre a UNISUL, a Universidad de Los Lagos, a Associação dos Pescadores Artesanais do Cabo de Santa Marta Grande (APAFa) e a Asociación de Comunidades Mapuche Huilliche de Carelmapu.
Para ler a matéria na íntegra acesse o site da Universidad de Los Lagos, clicando na imagem.
Comments
Post a Comment