Skip to main content

XI Seminário de Pesquisa Interdisciplinar acontece este ano com a participação do GRUC

Entre 12 e 14 de fevereiro, o Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, recebe o 11º Seminário de Pesquisa Interdisciplinar (SPI), com o tema “Gestão de Lagoas Costeiras de Barra Intermitente”.

Em cooperação com outras instituições, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC Garopaba), o evento é promovido pela Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (ICMBIO), contando também com a presença da Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA). O evento conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Prefeitura de Imbituba e do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF-Mar).

O evento contou com minicursos, saída de campo nas lagoas, além de palestras com especialistas de diferentes países que irão trazer suas experiências sobre o assunto. Os temas tratados envolveram questões socioambientais amplas e tem gerado conflitos entre as populações costeiras em função de novos e múltiplos usos dos sistemas litorâneos. Para a gestora da APA da Baleia Franca, Renata Vargas, “é fundamental aprofundar o debate a fim de buscar a conservação desses ambientes para a manutenção hídrica do território, sustentabilidade das atividades pesqueiras, além do uso das lagoas para o turismo, lazer e práticas esportivas aquáticas durante os períodos de verão e inverno”.


Para mais informações sobre os palestrantes e o cronograma executado acesso ao site clicando na imagem.


As Lagoas Costeiras de Barras Intermitentes são ecossistemas presentes em diversos lugares do Brasil e do mundo, que possuem conexão intermitentemente aberta e fechada com o mar. No estado natural, os processos de abertura e fechamento de suas barras são condicionados pelo balanço entre a força de escoamento de água de suas bacias de drenagem e a força de bloqueio pela deposição de sedimentos nas praias.

Para o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Marcelo Pinho Maciel, a importância de participar de um evento desse porte está no compartilhamento de informações com pesquisadores, inclusive, de outros países. “Nós buscando o aprimoramento dos procedimentos de abertura de barra, com o objetivo de minimizar impactos ambientais, sem prejuízo também das atividades econômicas do município”, ressaltou o secretário municipal.

Para o diretor de Pesquisa da Udesc Laguna, Jorge Luiz Rodrigues Filho, ter hospedado o evento é de grande importância, pois o tema abordado é de relevância global. "As lagoas costeiras estão presentes em cerca de 13% das áreas costeiras globais e, em Santa Catarina, elas são parte do patrimônio natural, social e cultural."

O pesquisador da Unisul, Rodrigo de Freitas, destaca que um dos objetivos do seminário é "sistematizar os conhecimentos existentes sobre o funcionamento, ecologia e gestão dessas lagoas a fim de subsidiar a tomada de decisão dos gestores públicos".

No canal do YouTube da Udesc Laguna possui algumas gravações do evento.

Comments

Popular posts from this blog

Participação do NUPEC-Bio na Rede Marangatu

Rede de Ciência Cidadã para Governança Territorial e Promoção de Políticas de Preservação e Valorização da Sociobiodiversidade Costeira Marinha

Anúncio: Nova Identidade e Atualizações

É com entusiasmo que anunciamos uma atualização significativa em nosso grupo de pesquisa. Anteriormente denominado "Grupo de Pesquisa em Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum" (GRUC), atualmente se apresenta como "Núcleo de Pesquisa em Educação e Conservação da Biodiversidade" (NUPECBio) . Além disso, estamos lançando nosso perfil no Instagram e migrando nosso canal no YouTube para refletir nossa nova identidade. Você pode nos encontrar no Instagram  clicando aqui e conferir nosso canal no YouTube clicando aqui . Por fim, apresentamos nossa nova logo, que reflete a mudança para uma nova etapa no NUPECBio! Design: Lara da Silva

Está disponível a sétima edição do boletim do PAN Lagoas do Sul

O Boletim Lagoando , é um produto do  Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Sistemas Lacustres e Lagunares do Sul do Brasil , publicado periodicamente, no qual se apresentam os resultados e atividades realizadas. Dos conteúdos apresentados na sua sétima edição, encontra-se "As contribuições da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca para o desenvolvimento territorial e os cenários pós pandemia", tema abordado  em evento realizado  pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), com participação de membros do GRUC, como o coordenador do grupo, Rodrigo Rodrigues de Freitas. Para conferir o  7º Boletim  Lagoando,  basta clicar na imagem abaixo . Para ler as edições anteriores, acesse a pagina de Extensão do Pan Lagoas do Sul.