Skip to main content

Contratação de agentes locais na APABF 2023

Um dos objetivos da APABF é promover a gestão da pesca no seu território. Para isso, além do diagnóstico que está sendo realizado pela equipe do Projeto GEF-Mar, o cadastro irá permitir diferenciar os pescadores pelo grau de dependência da pesca e pelos petrechos utilizados. Em uma Área de Proteção Ambiental é possível criar regras locais que sejam mais ajustadas às demandas dos pescadores, estimulando o uso sustentável do ambiente e dos recursos pesqueiros. Com o cadastro, a equipe da APABF poderá chamar grupos de pescadores para tratar de temas específicos do seu interesse e criar regulações que atendam às suas demandas. Sem o cadastramento não é possível saber quantos pescadores tem a pesca como principal fonte de renda, quem pesca por tradição ou quem tem a pesca apenas como lazer.


Qual é a relação entre o cadastramento da APABF com o Registro Geral da Pesca (RGP)?

As áreas protegidas podem criar regulações próprias para a pesca, independente das regras gerais válidas para o restante do território nacional. Desta forma, o cadastramento dos pescadores na APABF não está vinculado ao RGP, sendo independente do trabalho realizado pelas Colônias e Associações de Pescadores. A seleção dos agentes locais já está em processo e suas contratações estão previstas para ainda em Junho de 2023.

Comments

Popular posts from this blog

Participação do NUPEC-Bio na Rede Marangatu

Rede de Ciência Cidadã para Governança Territorial e Promoção de Políticas de Preservação e Valorização da Sociobiodiversidade Costeira Marinha

Anúncio: Nova Identidade e Atualizações

É com entusiasmo que anunciamos uma atualização significativa em nosso grupo de pesquisa. Anteriormente denominado "Grupo de Pesquisa em Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum" (GRUC), atualmente se apresenta como "Núcleo de Pesquisa em Educação e Conservação da Biodiversidade" (NUPECBio) . Além disso, estamos lançando nosso perfil no Instagram e migrando nosso canal no YouTube para refletir nossa nova identidade. Você pode nos encontrar no Instagram  clicando aqui e conferir nosso canal no YouTube clicando aqui . Por fim, apresentamos nossa nova logo, que reflete a mudança para uma nova etapa no NUPECBio! Design: Lara da Silva

Está disponível a sétima edição do boletim do PAN Lagoas do Sul

O Boletim Lagoando , é um produto do  Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Sistemas Lacustres e Lagunares do Sul do Brasil , publicado periodicamente, no qual se apresentam os resultados e atividades realizadas. Dos conteúdos apresentados na sua sétima edição, encontra-se "As contribuições da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca para o desenvolvimento territorial e os cenários pós pandemia", tema abordado  em evento realizado  pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), com participação de membros do GRUC, como o coordenador do grupo, Rodrigo Rodrigues de Freitas. Para conferir o  7º Boletim  Lagoando,  basta clicar na imagem abaixo . Para ler as edições anteriores, acesse a pagina de Extensão do Pan Lagoas do Sul.