Skip to main content

Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca suspende autorizações para novos ranchos de pesca

Na quinta-feira (30/07) foi realizada uma reunião entre a equipe da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, a diretoria da Associação dos Pescadores da Comunidade de Ibiraquera (ASPECI) e a Coordenação da Câmara Técnica da Biodiversidade, um órgão auxiliar do Conselho Gestor da Unidade de Conservação, para tratar dos ranchos de pesca. De acordo com Lédio Silveira, presidente da ASPECI, ranchos de pesca irregulares estão sendo construídos nas praias movendo pedras dos costões, fato que descaracteriza a vegetação local e a paisagem da APA. Uma situação grave ocorreu na Praia do Ouvidor e a entidade reivindica ações imediatas para fiscalização.

Imagem Arquivo GRUC: Rancho de pescadores artesanais de Garopaba.
Registro de Daiana I. Torquato, 2017.


    A equipe da APA da Baleia Franca informou que devido a situação da pandemia do novo coronavirus as ações de fiscalização estão sendo realizadas pontualmente no atendimento das denúncias, informou também que está ciente das irregularidades e vem atuando nos casos que foram denunciados. Como a situação dos ranchos de pesca é complexa, foi indicada a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para estudar critérios para regularização dos ranchos de pesca em todo o território da APA. Além disso, a nova chefe da Unidade de Conservação, Renata Vargas, se comprometeu a não autorizar novos ranchos de pesca enquanto os trabalhos do GT não forem concluídos.

    Segundo Rodrigo de Freitas, coordenador da Câmara Técnica da Biodiversidade, a criação de GTs é um instrumento previsto no Regimento Interno do Conselho Gestor da APA da Baleia Franca: “Os GTs são criados para os casos onde é necessário estabelecer diretrizes para uma atividade funcionar dentro da APA. Este é exatamente o caso dos ranchos de pesca. Podem participar dos GTs entidades conselheiras ou convidadas em função da competência ou conhecimento reconhecido sobre o tema”. A criação do GT Ranchos de Pesca será submetida à aprovação do Conselho Gestor da APA da Baleia Franca na próxima plenária, prevista para agosto.


 



Comments

Popular posts from this blog

Participação do NUPEC-Bio na Rede Marangatu

Rede de Ciência Cidadã para Governança Territorial e Promoção de Políticas de Preservação e Valorização da Sociobiodiversidade Costeira Marinha

Anúncio: Nova Identidade e Atualizações

É com entusiasmo que anunciamos uma atualização significativa em nosso grupo de pesquisa. Anteriormente denominado "Grupo de Pesquisa em Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum" (GRUC), atualmente se apresenta como "Núcleo de Pesquisa em Educação e Conservação da Biodiversidade" (NUPECBio) . Além disso, estamos lançando nosso perfil no Instagram e migrando nosso canal no YouTube para refletir nossa nova identidade. Você pode nos encontrar no Instagram  clicando aqui e conferir nosso canal no YouTube clicando aqui . Por fim, apresentamos nossa nova logo, que reflete a mudança para uma nova etapa no NUPECBio! Design: Lara da Silva

Está disponível a sétima edição do boletim do PAN Lagoas do Sul

O Boletim Lagoando , é um produto do  Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Sistemas Lacustres e Lagunares do Sul do Brasil , publicado periodicamente, no qual se apresentam os resultados e atividades realizadas. Dos conteúdos apresentados na sua sétima edição, encontra-se "As contribuições da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca para o desenvolvimento territorial e os cenários pós pandemia", tema abordado  em evento realizado  pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), com participação de membros do GRUC, como o coordenador do grupo, Rodrigo Rodrigues de Freitas. Para conferir o  7º Boletim  Lagoando,  basta clicar na imagem abaixo . Para ler as edições anteriores, acesse a pagina de Extensão do Pan Lagoas do Sul.