Skip to main content

Artigo sobre as Áreas Marinhas Protegidas no Brasil é publicado com participação do GRUC

 “Um relevante artigo com participação de membro GRUC foi publicado pela revista “Perspectives in Ecology and Conservation”, em 29 de julho de 2020. O artigo visa analisar os conhecimentos entre ciência e a prática voltadas as Áreas Marinhas Protegidas no Brasil, e seu acesso é aberto.”

    A biodiversidade marinha têm sofrido declínio devido a sobrepesca, destruição de habitat, poluição e mudanças climáticas, o que afeta os serviços ecossistêmicos, sendo as  Áreas Marinhas Protegidas uma estratégia mitigadora e protetiva desse ambiente.

    Todavia, há poucas avaliações sobre as práticas de conservação e se elas seguem as recomendações científicas, principalmente no Brasil, no qual há uma das maiores  lacunas na proteção de espécies por Áreas Marinhas Protegidas em todo o mundo e, portanto, é uma prioridade para futuros esforços de conservação marinha.

    O artigo publicado nesta semana, buscou-se avaliar o processo de planejamento, comparando com uma abordagem sistemática de planejamento de conservação, focada em obter benefícios de conservação e minimizar os custos associados, com avaliação das 70 Áreas Marinhas Protegidas federais e os 26 planos de gerenciamento associados disponíveis.

    Acesse ao artigo, clicando nesta imagem.

    O artigo foi liderado pelo Imperial College London e, além do GRUC-UNISUL (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Curso de Ciências Biológicas), participaram especialistas nacionais e internacionais, com destaque para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Department of Earth, Ocean and Atmospheric Science (Estados Unidos), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), University of California Santa Cruz e California Academy of Sciences, (Estados Unidos), Oceana–Brasil).




Comments

Popular posts from this blog

Participação do NUPEC-Bio na Rede Marangatu

Rede de Ciência Cidadã para Governança Territorial e Promoção de Políticas de Preservação e Valorização da Sociobiodiversidade Costeira Marinha

Anúncio: Nova Identidade e Atualizações

É com entusiasmo que anunciamos uma atualização significativa em nosso grupo de pesquisa. Anteriormente denominado "Grupo de Pesquisa em Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum" (GRUC), atualmente se apresenta como "Núcleo de Pesquisa em Educação e Conservação da Biodiversidade" (NUPECBio) . Além disso, estamos lançando nosso perfil no Instagram e migrando nosso canal no YouTube para refletir nossa nova identidade. Você pode nos encontrar no Instagram  clicando aqui e conferir nosso canal no YouTube clicando aqui . Por fim, apresentamos nossa nova logo, que reflete a mudança para uma nova etapa no NUPECBio! Design: Lara da Silva

Está disponível a sétima edição do boletim do PAN Lagoas do Sul

O Boletim Lagoando , é um produto do  Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Sistemas Lacustres e Lagunares do Sul do Brasil , publicado periodicamente, no qual se apresentam os resultados e atividades realizadas. Dos conteúdos apresentados na sua sétima edição, encontra-se "As contribuições da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca para o desenvolvimento territorial e os cenários pós pandemia", tema abordado  em evento realizado  pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), com participação de membros do GRUC, como o coordenador do grupo, Rodrigo Rodrigues de Freitas. Para conferir o  7º Boletim  Lagoando,  basta clicar na imagem abaixo . Para ler as edições anteriores, acesse a pagina de Extensão do Pan Lagoas do Sul.