Skip to main content

Livro sobre gestão colaborativa em Territórios Marinhos-Costeiros no Brasil é lançado nesta semana

Realizou-se o lançamento do livro “Governança, Conservação e Desenvolvimento em Territórios Marinhos-Costeiros no Brasil”, pela editora RiMa, como produto do projeto financiado pela CAPES Ciência do Mar.

A obra abrange as áreas marinhos-costeiras do litoral sul e sudeste do Brasil, no qual, buscou-se compreender os processos de governança, conservação e desenvolvimento de território, sob a ótica de diversas abordagens teóricas e metodológicas.

As metodologias tomaram como objetivo, a compreensão de diferentes visões, indo de pequenas comunidades a regiões costeira dos estados como um todo. No entanto, visou-se compreender “quais são os vetores de mudança ou condicionantes das trajetórias de desenvolvimento da zona costeira; se os pescadores artesanais e suas famílias têm sido capazes de responder e se adaptar a tais mudanças, e o que favorece ou impede tal adaptação; quais são as oportunidades e desafios para implementar processos de governança participativa e em que medida atores-chave favorecem ou criam barreiras a tais processos; e, como a pluralidade de conhecimentos pode contribuir para alavancar no Brasil uma governança mais efetiva da zona costeira”.

O livro oferece recursos ao desenvolvimento de governanças compartilhadas de territórios marinhos-costeiros integrando a conservação e o desenvolvimento, além de evidenciar os avanços e os desafios que cercam as experimentações de pesquisa colaborativa inter e transdisciplinar em nosso País.

Dinâmicas territoriais em uma Área Marinha Protegida: desafios e oportunidades para cogestão adaptativa dos recursos pesqueiros
DE FREITAS, Rodrigo Rodrigues & SEIXAS, Cristiana Simão

O capítulo do livro conta com a participação do coordenador do GRUC, Rodrigo Rodrigues de Freitas, no qual, o estudo realizado focou na investigação do jogo de atores (stakeholder interactions) para a elaboração de um “Termo de Compromisso” entre o Estado brasileiro e comunidades de pescadores, bem como suas implicações para as dinâmicas territoriais de desenvolvimento.

O Termo de Compromisso é um instrumento jurídico criado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que estabelece regras para permitir que populações tradicionais afetadas por Áreas Protegidas restritivas (no-take areas) acessem e usem os recursos naturais nessas áreas.

Para ler este capítulo, 
basta acessar ao livro e ir na página 167.

DE FREITAS, R. R.; SEIXAS, C. S. Governança, conservação e desenvolvimento emterritórios marinhos-costeiros no Brasil. (in) SEIXAS, C. S.; VIEIRA, P. F.; MEDEIROS, R. P. (ORG). Governança, conservação e desenvolvimento em territórios marinhos-costeiros no Brasil. São Carlos: RiMa Editora, 2020. p. 167-184. “

Clique na imagem para acessar ao livro.



Comments

Popular posts from this blog

Participação do NUPEC-Bio na Rede Marangatu

Rede de Ciência Cidadã para Governança Territorial e Promoção de Políticas de Preservação e Valorização da Sociobiodiversidade Costeira Marinha

Anúncio: Nova Identidade e Atualizações

É com entusiasmo que anunciamos uma atualização significativa em nosso grupo de pesquisa. Anteriormente denominado "Grupo de Pesquisa em Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum" (GRUC), atualmente se apresenta como "Núcleo de Pesquisa em Educação e Conservação da Biodiversidade" (NUPECBio) . Além disso, estamos lançando nosso perfil no Instagram e migrando nosso canal no YouTube para refletir nossa nova identidade. Você pode nos encontrar no Instagram  clicando aqui e conferir nosso canal no YouTube clicando aqui . Por fim, apresentamos nossa nova logo, que reflete a mudança para uma nova etapa no NUPECBio! Design: Lara da Silva

Está disponível a sétima edição do boletim do PAN Lagoas do Sul

O Boletim Lagoando , é um produto do  Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Sistemas Lacustres e Lagunares do Sul do Brasil , publicado periodicamente, no qual se apresentam os resultados e atividades realizadas. Dos conteúdos apresentados na sua sétima edição, encontra-se "As contribuições da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca para o desenvolvimento territorial e os cenários pós pandemia", tema abordado  em evento realizado  pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), com participação de membros do GRUC, como o coordenador do grupo, Rodrigo Rodrigues de Freitas. Para conferir o  7º Boletim  Lagoando,  basta clicar na imagem abaixo . Para ler as edições anteriores, acesse a pagina de Extensão do Pan Lagoas do Sul.